Pobreza
PESSOAS, PROSPERIDADE
Pobreza é a privação das condições necessárias para o acesso a uma vida digna. De acordo com a Comissão sobre Direitos Sociais, Económicos e Culturais, das Nações Unidas é a “Condição humana caracterizada por privação sustentada ou crónica de recursos, capacidades, escolhas, segurança e poder necessários para o gozo de um adequado padrão de vida e outros direitos civis, culturais, económicos, políticos e sociais” (Comissão sobre Direitos Sociais, Económicos e Culturais, das Nações Unidas, 2001).
A pobreza tem múltiplas dimensões e muitas delas estão interrelacionadas, dando origem a um ciclo de exclusão social difícil de ultrapassar: a falta de saúde, a falta de qualificação, o desemprego, a violência, a opressão, a exclusão social.
Atualmente existem 767 milhões de pessoas que vivem em extrema pobreza no mundo. A maior parte dos pobres no mundo vivem em áreas rurais, têm menos de 14 anos, não têm educação formal e estão empregados na agricultura.
“A pobreza extrema designa uma situação em que as pessoas não vêem satisfeitas as necessidades básicas à sua sobrevivência. Por exemplo, essas pessoas podem passar fome, não possuir água potável, habitação condigna, roupas suficientes ou medicamentos e podem ter que lutar para se manterem vivas. (…) A pobreza relativa designa uma situação na qual o estilo de vida e o rendimento de algumas pessoas se situa a um nível bastante abaixo do nível de vida do país ou da região em que vivem ao ponto de terem que lutar para conseguirem ter uma vida normal e para participar nas atividades económicas, sociais e culturais. Esta realidade difere de país para país dependendo do nível de vida da maioria da população. ” – Link
A pobreza é um problema de direitos humanos e é um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e para o alcançar é necessário implementar abordagens inovadoras, parcerias e soluções integradas.
Trocado por miúdos
Pobreza significa não poder comer quando se tem fome, não ter uma casa confortável para dormir, não ter roupa confortável para vestir ou dinheiro para comprar o que precisamos. (Com base na explicação de uma aluna do 1º ciclo, no Projeto Dicionário do Desenvolvimento).
Mas a pobreza não diz respeito apenas ao dinheiro que as pessoas têm para comprar o que precisam e desejam. Pobreza diz respeito às várias condições em que as pessoas vivem, que afetam as suas oportunidades e geram desigualdades em relação a outras pessoas com melhores condições de vida.
Por exemplo, se os pais de um aluno não têm estudos e não conseguem dar-lhe apoio na escola, ou se o aluno não come o suficiente e não consegue estudar, ou se tem um problema de saúde e não tem acesso a médicos e tratamentos… tudo isto leva a que esse aluno tenha más notas e possa acabar por desistir da escola. Sem estudos vai ter dificuldade em arranjar um trabalho e em ajudar os seus filhos na escola e vai continuar a ter uma vida com dificuldades. A pobreza gera ciclos que excluem as pessoas e que são difíceis de quebrar.
Sabias que...
• Viver na pobreza extrema significa ter menos de 1,61 Euros por dia e atualmente uma em cada 10 pessoas está nesta situação? Link
• A região da África Subsaariana concentra mais pessoas em situação de pobreza extrema do que todo o resto do mundo?
• A educação e a formação contribuem para a saída da pobreza?
• No dia 17 de outubro se assinala-se o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza?
• Nos comprometemos até 2030 erradicar a pobreza extrema em todos os lugares?
Passar à ação...
Junta-te à Rede Europeia Anti-Pobreza que, em conjunto com a Campanha #StopPoverty lançaram um Apelo à Ação – Agir todos pela dignidade.
Fica a saber mais sobre este assunto num artigo da Visão Junior.