Parcerias
PARCERIAS
PARCERIAS
Parcerias
Parcerias são acordos mutuamente benéficos entre duas ou mais partes, com responsabilidades partilhadas aos mais diversos níveis. São relações de colaboração entre entidades para trabalhar em conjunto com vista ao alcançar de objectivos comuns através de um acordo entre as partes sobre a divisão de tarefas. Ao nível do país isto significa compromisso, sob a liderança do governo, dos diversos actores do desenvolvimento, internos e externos, na definição, implementação e acompanhamento de uma estratégia de desenvolvimento do país.
Numa relação de parceria pessoas e/ou organizações colaboram para alcançar objetivos estabelecidos em conjunto, com responsabilidades partilhadas. Os parceiros podem ser organizações governamentais, da sociedade civil, ONG, universidades, associações profissionais, organizações multilaterais, empresas, etc.
As parcerias são imprescindíveis para que se alcancem os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, porque só assim é possível garantir os meios de implementação e de revitalização da Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável.
Os Objetivos Globais só podem ser cumpridos com trabalho conjunto entre países e dentro dos países. Para construir um mundo melhor, precisamos ser solidários, empáticos, inovadores, apaixonados e, acima de tudo, colaborativos.
Adaptado de instituto-camoes.pt / globalgoals.org
Trocado por miúdos
Parcerias são trabalhos em equipa. Por exemplo, são como as relações dentro de uma equipa de futebol: os jogadores, a equipa técnica, os médicos e terapeutas trabalham todos para o mesmo objetivo – ganhar os jogos. Todos os que estão a trabalhar em parceria têm responsabilidades, o que quer dizer que têm tarefas a fazer para se chegar ao objetivo final; se não fizerem essas tarefas, toda a equipa de parceiros fica a perder.
Fazer trabalho em parceria é juntar aquilo que as pessoas ou organizações têm e podem partilhar para chegar ao resultado desejado, melhor e mais depressa do que se fizessem sozinhos. Se as pessoas, os governos, as empresas e as associações, trabalharem em conjunto para um objetivo comum, vão ter mais sucesso do que se o fizerem sozinhos. Juntas as pessoas podem fazer mais e melhor porque têm mais ideias, mais força, mais recursos e mais hipóteses de chegar aos objetivos desejados.
Sabias que...
• A Agenda 2030 – transformar o nosso mundo é uma parceria entre os 193 Estados-Membros da Organização das Nações Unidas? Link
• A União Europeia e os seus Estados-membro são os maiores doadores de Ajuda Pública a nível mundial? Link
• Os países desenvolvidos devem implementar de forma plena os seus compromissos em matéria de Assistência Oficial ao Desenvolvimento [AOD], inclusive canalizar 0,7% do Rendimento Nacional Bruto para AOD aos países em desenvolvimento? Link
Passar à ação...
• Mantém-te informado sobre os ODS e partilha nas redes sociais as tuas ações que contribuem para o sucesso dos ODS utilizando o #ODS
• Faz voluntariado e reforça parcerias – bolsadovoluntariado.pt
Vídeos