Saúde
PESSOAS
Saúde, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), define-se como “um estado de completo bem-estar físico,
mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”.
A saúde é um direito social, inerente à condição de cidadania, que deve ser assegurado sem distinção de raça, de religião, ideologia política ou condição socioeconómica – ou seja, a saúde é apresentada como um valor coletivo, um bem de todos. A Organização das Nações Unidas (ONU) reforça este conceito, apontando quatro condições mínimas para que um Estado assegure o direito à saúde: disponibilidade financeira, acessibilidade, aceitabilidade e qualidade do serviço de saúde pública do país.
Apesar de atualmente a sociedade se preocupar cada vez mais com a sua expectativa de vida, ganhando destaque a preocupação com as doenças e a vida saudável, a saúde ainda não é acessível a todos. Existem diversos fatores que contribuem para a falta de saúde: alimentação pouco adequada, poluição, pressão social, conflitos, violência… A estes fatores também temos de adicionar a falta de meios e de acesso a infraestruturas, que condicionam muitas vezes os cuidados de saúde em muitos países do mundo.
O ODS 3 pretende “Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades”. O World Health Statistics 2018, que apresenta as mais recentes estatísticas mundiais de saúde, “destaca progressos notáveis em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em algumas áreas. No entanto, outras continuam com progresso estagnado e algumas conquistas realizadas pelos países e regiões podem ser facilmente perdidas. Os dados do relatório destacam, entre outros pontos, que menos da metade da população mundial recebe atualmente todos os serviços de saúde essenciais. Em 2010, por exemplo, quase 100 milhões de pessoas foram levadas à pobreza extrema por terem que pagar pelos serviços de saúde com dinheiro dos próprios bolsos. Estima-se também que 13 milhões de pessoas morrem todos os anos antes dos 70 anos por doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas, diabetes e câncer – a maioria delas em países de baixa e média renda; e que, em 2016, morreram por dia 15 mil crianças menores de cinco anos.”
(Organização Pan-Americana da Saúde)
Trocado por miúdos
Saúde é sentires-te bem, ao nível do teu corpo e da tua mente, para poderes brincar, estudar e cresceres… Para termos saúde precisamos de cuidar do nosso corpo, comer de forma saudável, fazer desporto… mas nem todas as pessoas têm acesso às condições necessárias para o fazer. Por exemplo, ainda existem muitas crianças no mundo que não conseguem ir a uma consulta médica ou ao hospital quando precisam, ou não têm possibilidade de comprar medicamentos ou receber vacinas.
Sabias que...
• Em 2017, morreram 15 mil crianças devido a causas evitáveis e doenças tratáveis como a diarreia, a pneumonia ou a malária? Link
• Uma em cada seis mortes no Mundo está relacionada com a poluição? Link
• O consumo inapropriado de antibióticos é um dos responsáveis por bactérias resistentes e que podemos ficar sem armas contra doenças? Link
• A saúde sexual e reprodutiva são direitos humanos universais? Link
Passar à ação...
• Pratica um estilo de vida saudável. Informa-te no SNS. Link
• Informa-te sobre projeto Saúde para Todos do IMVF e o projeto Saúde para Todos da Associação Renovar a Mouraria ; e descobre como é possível ter duas formas de intervenção: a global e a local.
• Colabora com a ONG Médicos Sem Fronteiras: Link
• Envolve-te no trabalho do Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP). Link
Para saber mais...