Inclusão Social
PLANETA, PROSPERIDADE
PLANETA, PROSPERIDADE
Inclusão Social
A inclusão social é o processo para melhorar as condições de participação na sociedade das pessoas mais vulneráveis - com base na idade, sexo, deficiência, etnia, origem, religião, condição económica ou outra - através da ampliação de oportunidades, do acesso a recursos, da voz e do respeito pelos direitos.
Traduzido e adaptado de Leaving no one behind: the imperative of inclusive development – Report on the World Situation 2016.
A inclusão é um pilar na promoção da dignidade humana, como refletido na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Uma sociedade inclusiva promove e sustenta um sentimento de pertença; valoriza a diversidade; pratica o respeito pelas origens e modos de vida de seus membros; e procura que todos possam ter acesso a bens e serviços em igualdade de oportunidades.
Também na Agenda 2030 a inclusão é um conceito central nos objetivos e metas estabelecidas pelas ONU; sendo que na sua grande maioria, os desequilíbrios que levam à necessidade de estabelecer os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a nível mundial são fatores de exclusão social. O 1º relatório da ONU de acompanhamento da implementação dos ODS alerta para que milhões de pessoas no mundo enfrentam a exclusão social. Apesar dos avanços verificados nos últimos anos, muitos sofrem com o acesso limitado a oportunidades económicas, políticas e sociais.
Existem certos grupos que encaram um maior número de desvantagens, nomeadamente: jovens, idosos, mulheres, minorias étnicas, povos indígenas, migrantes e pessoas com deficiências. Entre as recomendações feitas para combater o problema, a ONU reitera a importância da implementação de políticas sociais universais e instituições inclusivas. Para que “ninguém fique para trás” é necessário mudar as normas sociais, culturais e políticas, mas também as atitudes e comportamentos das pessoas.
Trocado por miúdos
A inclusão social é o teu direito a ser útil, respeitado, aceite e igual, independentemente do dinheiro que tens, da tua condição física, da idade, do sexo, da nacionalidade, do sítio onde nasceste, do tamanho da tua casa, das roupas que vestes, da comida que comes, etc…
Somos todos iguais, todos temos os mesmos direitos, todos temos o direito a viver com níveis adequados de conforto, segurança e acesso a oportunidades da sociedade a que pertencemos. Todos temos que perceber que a diferença faz parte do mundo.
Em resumo, inclusão significa que as necessidades de todas as pessoas são respeitadas e que todos tenham acesso às mesmas oportunidades para viver, brincar e aprender.
Sabias que...
• Em Portugal a discriminação baseadas na ascendência, território de origem, cor, raça, nacionalidade ou origem étnica é crime e punível por lei?
• A Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência constitui um marco histórico na garantia e promoção dos direitos humanos de todos os cidadãos e em particular das Pessoas com Deficiência? É preciso garantir que mais de mil milhões de pessoas com deficiência – 15% da população mundial – tem acesso a todos os direitos humanos e liberdades fundamentais.
• A falta de políticas de inclusão aumentam a pobreza? Sem políticas de inclusão eficazes, em que garantimos a todos o acesso a uma vida digna, não é possível apoiar os mais vulneráveis na nossa sociedade.
Passar à ação...
• Na tua turma está atento aos que fiquem excluídos e chama-os para as atividades de grupo!
• Se vires uma situação de exclusão num serviço público, denuncia!
Para saber mais...
Vídeos