Agricultura Sustentável
PLANETA, PROSPERIDADE
PLANETA, PROSPERIDADE
Agricultura Sustentável
Agricultura sustentável é aquela que respeita o meio ambiente, é justa do ponto de vista social e consegue ser economicamente viável. A agricultura sustentável garante, às gerações presentes e futuras, a capacidade de dar resposta às necessidades de produção e a qualidade de vida no planeta, respeitando e protegendo os recursos naturais.
O desenvolvimento da agricultura sustentável é um processo complexo e dinâmico, associado ao desenvolvimento sustentável.
Em termos ambientais, a agricultura sustentável protege e regenera os recursos naturais, previne a degradação dos solos, preserva a biodiversidade e os ecossistemas e mantém a qualidade
da água e do ar.
No plano económico, é produtiva, reduz os riscos da produção e garante os rendimentos dos agricultores.
No plano social, assegura um acesso equitativo aos recursos produtivos, garante a participação, a subsistência e a autonomia dos grupos sociais envolvidos no processo de produção.
Trocado por miúdos
Cada vez mais temos consciência dos impactos negativos da agricultura convencional, industrializada e intensiva, ao nível ambiental e social: é uma agricultura que destrói os solos, utiliza demasiados recursos naturais e que causa níveis de poluição muito altos.
Para garantir que cuidamos dos nossos solos e dos nossos recursos é preciso praticar uma agricultura sustentável. Implementar uma agricultura sustentável e saudável exige: o apoio à agricultura familiar e aos pequenos produtores (que são aqueles que fornecem a maior parte dos alimentos do mundo); a promoção da diversificação agrícola, para alimentos mais nutritivos; a redução dos pesticidas e outros químicos na produção agrícola; a aplicação de processos ecológicos e biológicos na produção agrícola incluindo, por exemplo, abordagens como a agroecologia.
Todos os envolvidos no sistema alimentar – produtores, distribuidores, comerciantes, consumidores – têm um papel a desempenhar num sistema agrícola mais sustentável.
Sabias que...
· Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecem como prioridade acabar com a fome até 2030 e promover a agricultura sustentável?
· Agricultura e desenvolvimento estão interligados, pois está provado o potencial do setor agrícola na redução da pobreza, particularmente nos setores mais pobres da sociedade?
Passar à ação...
• Nas compras, opta por alimentos de origem local e de produção mais sustentável, melhorando assim a eficiência na utilização dos recursos.
• Participa nas iniciativas da tua comunidade e região: cultiva uma horta comunitária, participa em iniciativas de associações locais, apoia os pequenos agricultores.
• Contacta e fala com as autoridades e decisores políticos para que respeitem os compromissos assumidos para uma agricultura e desenvolvimento mais sustentáveis.
Vídeos