Água
PESSOAS
A água cobre mais de dois terços do planeta, mas os recursos hídricos, isto é, o conjunto de águas superficiais ou subterrâneas disponíveis e que pode ser utilizado para uso humano - que se encontra em rios, lagos, zonas húmidas e aquíferos - representa menos de 1% das águas totais do planeta. A água doce tem um papel fundamental no ambiente, sociedade e economia. Ecossistemas, como zonas húmidas, rios, aquíferos e lagos são indispensáveis para vida no nosso planeta e são vitais para garantir diretamente uma gama de benefícios e serviços, tais como água potável, água para alimentação e indústria, incluindo energia, habitats para a vida aquática, entre muitos outros.
Água limpa e acessível para todos é essencial no mundo em que queremos viver e há água doce suficiente no planeta para conseguir isso. No entanto, devido à má gestão económica ou infraestruturas precárias, milhões de pessoas, em todo o mundo morrem todos os anos de doenças associadas a abastecimento de água, saneamento e higiene inadequados.
A escassez de água, a má qualidade e o saneamento inadequado afetam negativamente a segurança alimentar, as escolhas de subsistência e as oportunidades educacionais para famílias pobres em todo o mundo. Atualmente, mais de 2 mil milhões de pessoas vivem em risco de perder ou reduzir o acesso a recursos de água doce e, em 2050, pelo menos uma em cada quatro pessoas provavelmente viverá num país afetado pela escassez crónica ou recorrente de água doce. Secas específicas afligem alguns dos países mais pobres do mundo, agravando a fome e a desnutrição. Felizmente, houve um grande progresso na última década em relação a fontes de água potável e saneamento, sendo que de 90% da população mundial agora tem acesso a fontes melhoradas de água potável.
Para melhorar o saneamento e o acesso à água potável, é necessário aumentar o investimento na gestão de ecossistemas de água doce e instalações de saneamento a nível local em vários países em desenvolvimento da África Subsaariana, Ásia Central, Ásia Meridional, Ásia Oriental e Sudeste Asiático.
Adaptado de: UN Goal 6: Ensure access to water and sanitation for all
Trocado por miúdos
O planeta terra está repleto de água, mas apenas uma parte muito pequena dessa água é boa para as pessoas usarem (só 1%). A água doce está disponível nos rios, lagos, zonas húmidas, entre outros, e é essencial para as pessoas beberem, cozinharem, para a higiene, para os animais beberem e terem comida, para a agricultura e para a pesca, mas também para o funcionamento das fábricas, das aldeias, das cidades… Sem água não há vida!
Existe água doce suficiente no planeta para todos mas não está a ser gerida corretamente, por isso milhões de pessoas, incluindo crianças, morrem todos os anos de doenças associadas a abastecimento de água, saneamento e higiene inadequados. Em 2050, pelo menos uma em cada quatro pessoas provavelmente viverá num país sem, ou praticamente sem, água doce.
Para melhorar o acesso à água potável, é necessário gerir melhor a água que existe e ajudar alguns países a terem estruturas que permitam tratar e aproveitar a água; mas também é muito importante todas as pessoas cuidarem da água, incluindo tu. Não desperdiçar e não poluir são regras de ouro!
Sabias que...
• A água é um Direito Humano? Desde 2010, a água é considerada pelas Nações Unidas um direito humano universal.
• 3 em cada 10 pessoas não têm acesso a água potável com segurança?
• Em 80% das casas sem acesso à água são as mulheres e as raparigas as responsáveis por ir buscar água, por vezes em condições muito difíceis (andar durante horas, carregar grandes pesos, enfrentar situações perigosas)?
• A escassez de água afeta mais de 40% da população global e prevê-se que o número aumente? Já imaginaste o que é não ter acesso à água?
Passar à ação...
• Não abuses da água, usa-a consciente da sua importância e sem desperdícios. Deves fechar a torneira enquanto lavas os dentes e tomar duches curtos, de 5 a 10 minutos.
• Explora mais a ligação entre água e os ODS num quantos-queres especial.
• Passa a palavra! Partilha o ODS 6 no instagram ou noutras redes para sensibilizares os outros!