Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
PARCERIAS, PAZ, PESSOAS, PLANETA, PROSPERIDADE
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável decorrem da resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) intitulada “Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável”, aprovada por unanimidade por 193 Estados- membros. São 17 objetivos, desdobrados em 169 metas que visam resolver as necessidades das pessoas, tanto nos países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento, enfatizando que ninguém deve ser deixado para trás, para garantir um Mundo mais justo, mais digno, mais inclusivo e sustentável.
A Agenda 2030 entrou em vigor a 1 de janeiro de 2016 e é a nova agenda de desenvolvimento global para os próximos 12 anos. Da erradicação da pobreza e da fome à igualdade de género e saúde de qualidade, da água potável e saneamento ao trabalho digno e crescimento económico, da redução das desigualdades à educação de qualidade, das energias renováveis à ação climática, esta Agenda reflete o equilíbrio entre 5 Princípios: Pessoas, Planeta, Paz, Parcerias e Prosperidade que se apresentam como pilares desta estratégia glocal.
Esta Agenda universal, ou seja, de todos os países, só será implementada se todos os atores do desenvolvimento se comprometerem com os seus objetivos. A voz e ação de cada pessoa são essenciais para garantir que até 2030 “ninguém fica para trás”.
NÃO DEIXAR NINGUÉM PARA TRÁS é o lema da Agenda 2030, e um sinal claro de que estamos de facto comprometidos a garantir que todos e todas contam na promoção do desenvolvimento global.
Trocado por miúdos
Acabar com a fome e com a pobreza no mundo, garantir saúde e educação de qualidade a todas as pessoas, dar as mesmas oportunidades às raparigas e aos rapazes, garantir que todas as pessoas têm acesso a água potável e a saneamento básico, são só alguns dos objetivos para os quais todos temos que trabalhar.
Os objetivos são como um compromisso, uma promessa, uma jura de dedo mindinho, que os países fizeram para tornar o mundo melhor para todas as pessoas. Os ODS são responsabilidade de todos os governos, mas também das pessoas, como tu. Todos podemos fazer alguma coisa para ajudar a alcançar os objetivos, é um trabalho de equipa.
É lutar pelos direitos humanos, pela igualdade entre as pessoas, pela paz, segurança e pelo planeta. Temos até 2030 para transformar o mundo num sítio melhor para todos, sem deixar ninguém para trás.
Sabias que...
Não existem ODS mais importantes do que outros? Para garantir um mundo mais justo e mais digno, é fundamental que todos os 17 ODS sejam promovidos e alcançados.
Para não deixar ninguém para trás é necessário que todos e todas se comprometam com o desenvolvimento sustentável? Tu também tens um papel!
Podes escrever aos teus governantes a perguntar o que tem sido feito por Portugal para garantir que estamos a cumprir com os ODS?
Passar à ação...
• Joga e aprende mais sobre os ODS: “Quantos queres – Dicionário do Desenvolvimento” e “Quantos queres -Escola para a Cidadania”.
• Descarrega o jogo “Viva os objetivos!” e diverte-te aprendendo mais sobre cada ODS.
• Conhecer para Agir: informa-te sobre os que são os ODS para que possas passar à ação.
• Junta-te a movimentos e campanhas glocais (globais e locais) que tratem de temas ligados aos ODS.
• Assume o compromisso ODS. Link
• Partilha informação, iniciativas, programas e temas nas redes sociais sobre este tema utilizando o #ODS
Para saber mais...
Vídeos