Justiça Social
PARCERIAS, PAZ, PESSOAS, PLANETA, PROSPERIDADE
“A justiça social é um princípio fundamental de coexistência pacífica e próspera entre as nações. Defendemos os
princípios da justiça social quando promovemos a igualdade de género ou os direitos dos povos indígenas e dos migrantes.
Favorecemos a justiça social quando eliminamos as barreiras que as pessoas enfrentam, por motivos de género
ou relacionados com a idade, raça, origem étnica, religião, cultura ou deficiência.”
A justiça social baseia-se nos valores da equidade, igualdade, respeito pela diversidade, acesso à proteção social e aplicação dos Direitos Humanos em todos os domínios da atividade humana. A justiça social é mais do que um imperativo ético; é a base da estabilidade nacional e da prosperidade global.
Oportunidades iguais, solidariedade e respeito pelos Direitos Humanos, sociais e políticos – são essenciais para despertar todo potencial produtivo de todas as nações e povos do mundo.
Infelizmente, a justiça social continua ainda a ser, para uma grande parte da humanidade, um sonho difícil de realizar. A pobreza extrema, a fome, a discriminação e a negação dos direitos humanos continuam a marcar o nosso panorama moral. A crescente desigualdade – entre pessoas, entre países e dentro dos países – mina os progressos alcançados pela comunidade internacional para tirar milhões da pobreza e construir um mundo mais justo.
Excerto das declarações das Nações Unidas no âmbito das Comemorações do Dia Mundial da Justiça Social
Temos até 2030 para não deixar ninguém para trás e assim promover a justiça social.
Trocado por miúdos
Justiça Social implica direitos iguais para todas as pessoas, quer sejam mulheres, homens, crianças, mais novos, mais velhos, portugueses, indianos, angolanos, chineses ou de outro país, gordos, magros…
Falar de justiça social é falar de direitos, de oportunidades, de dignidade, de sustentabilidade, de solidariedade e cooperação.
Sabias que...
• O Dia Mundial da Justiça Social se comemora a 20 de fevereiro para demonstrar a importância do poder da solidariedade global e para promover oportunidades iguais para todos?
• A desigualdade do mundo avançou no último ano e que 42 pessoas possuem a mesma riqueza que os 3,7 mil milhões mais pobres?
• 767 milhões de pessoas vivem na pobreza extrema, ou seja com menos de 1,61 € por dia?
• Todas as formas de exploração, opressão, discriminação e de violência são atos de injustiça social?
• Existe um índice que consegue saber, em função do nosso estilo de vida, quantas pessoas são forçadas a trabalhar para nós?
Passar à ação...
• Alerta as pessoas e participa em campanhas de sensibilização sobre os temas de cidadania global, como igualdade, migrações, promoção da paz, consumo responsável.
• Mantém-te informado e desafia falsos mitos.
• Organiza e/ou participa em debates sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
• Junta-te à luta contra a pobreza extrema em One.org .
• Envolve-te nas ações da Amnistia Internacional.
Para saber mais...
Vídeos