Consumo Sustentável
PARCERIAS, PESSOAS, PLANETA, PROSPERIDADE
PARCERIAS, PESSOAS, PLANETA, PROSPERIDADE
Consumo Sustentável
“O consumo sustentável é o consumo de bens e serviços que têm impacto mínimo sobre o meio ambiente. É socialmente justo e economicamente viável, atendendo às necessidades básicas dos seres humanos em todo o mundo. O consumo sustentável diz respeito a todos, em todos os setores e em todas as nações, desde os indivíduos aos governos e empresas multinacionais.”
Traduzido de The Global Development Research Center
As Nações Unidas aliam a este conceito o fator produção, ou seja produção e consumo sustentável, que definem como o “uso de serviços e produtos relacionados, que respondem às necessidades básicas e trazem uma melhor qualidade de vida, minimizando o uso de recursos naturais e materiais tóxicos, bem como as emissões de resíduos e poluentes ao longo do ciclo de vida do serviço ou produto de forma a não comprometer as necessidades das gerações futuras.”
PNUMA – ABC do CPS
Consumo Sustentável implica consumir de modo a ter em conta o impacto ambiental e social, sem comprometer o consumo no futuro. Para isso é necessário ser um consumidor responsável e consciente, ou seja, ter conhecimento sobre o processo de produção dos produtos, de modo a optar pela compra consumo ou não desse produto.
Quando falamos em consumo responsável falamos em direitos dos produtores desses bens ou serviços, bem como dos direitos “de todas as pessoas que contribuem para que esses produtos cheguem até nós (…) No mundo em que vivemos, quando um só produto pode percorrer milhares de quilómetros e passar por dezenas de intermediários e vários países até chegar às nossas mãos, o maior desafio é perceber em que condições esse produto foi produzido e comercializado, em especial em que condições humanas e ambientais.” (CIDAC). A nossa responsabilidade como consumidores tem um impacto direto na promoção dos direitos humanos, sociais, económicos e ambientais.
O consumo sustentável implica inovações tecnológicas, mudanças nas escolhas individuais de consumo, mas também ações coletivas e mudanças políticas, económicas e institucionais que promovam padrões e níveis de consumo mais sustentáveis. “Mais do que uma estratégia de ação a ser implementada pelos consumidores, consumo sustentável é uma meta a ser atingida.” (Maletas da Sustentabilidade)
Trocado por miúdos
Consumir de forma sustentável é quando paramos e pensamos antes de comprar uma coisa. Utilizando como exemplo a compra de um casaco, antes de irmos a correr à loja devemos pensar nos seguintes aspetos: Será que preciso mesmo de comprar isto? Será que em casa ainda tenho vários casacos? Será que posso comprar um casaco em segunda mão? Será que posso trocar um casaco por outro?
E depois destas questões, se percebemos que precisamos mesmo de comprar o casaco, temos de verificar outros aspetos: Onde e como foi feito este casaco? Como chegou até a esta loja? Se acharmos que a forma como foi produzido, distribuído e comercializado respeita os trabalhadores e o meio ambiente, então é a opção certa.
Sabias que...
• Todos os anos é assinalado o Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day)? Esta data marca o dia em que a humanidade esgota os recursos do planeta disponíveis para esse ano e começa a consumir a crédito. Link
• Já existe uma rota “Compras Justas, Vidas Dignas”, que aborda os desafios ambientais e sociais colocados pela excessiva produção, distribuição e venda. Das roupas à cosmética, da comida às telecomunicações, esta rota aborda as questões do consumo numa ótica de valorização das Pessoas e do Planeta? Link
• Para além do custo económico, os telemóveis têm custos sociais e ambientais? Um telemóvel convencional contém entre 500 e 1.000 componentes diferentes sendo que a sua extração e processamento gera cerca de 75 kg de resíduos por cada telefone. Alguns desses componentes são recursos caros e escassos e estão relacionados com abusos sociais e ambientais. Link
Passar à ação...
• Adopta um estilo de vida sustentável. Não temos 3 planetas para viver! Junta-te ao movimento #MovetheDate
• Nas tuas compras opta por produtos de comércio justo e digno. Os produtos de comércio justo estão identificados com um selo de certificação. Não te iludas e não penses que são mais caros. Não são! São produtos em que o respeito pelos direitos humanos, sociais, e ambientais foram assegurados …e isso não tem preço!
• Informa-te para poderes saber o que podes fazer para promover o consumo sustentável no teu dia-a-dia, na tua escola e na tua comunidade! Basta escreveres no motor de busca as duas palavras mágicas “Consumo sustentável “e vais encontrar muita informação relevante.
Vídeos