Cidades
PLANETA, PROSPERIDADE
Uma cidade é uma área urbanizada, que se diferencia de vilas e outros espaços urbanos através de vários critérios: população, infraestrutura, organização, serviços, entre outros. Uma cidade caracteriza-se por um estilo de vida particular dos seus habitantes, pela urbanização e pela concentração de atividades económicas. Cada país define os seus próprios critérios para a definição de cidade.
Para a ONU, uma cidade é uma área urbanizada com mais de 20 mil habitantes.
Quando falamos de cidades hoje em dia, temos que falar de Cidades Sustentáveis.
Atualmente, cerca de 50% da população mundial vive em áreas urbanas e espera-se que a proporção aumente para 66% em 2050, especialmente na Ásia e em África.
Este crescimento traz grandes desafios à gestão da vida nas cidades, associados à capacidade de resposta às necessidades de um elevado número de pessoas – em áreas como a educação, habitação, alimentação, saneamento e mobilidade – e gestão dos impactos ambientais, sociais e económicos do estilo de vida nestes centros urbanos.
É preciso (re)pensar as estratégias de gestão dos recursos naturais, sociais e económicos para a proteção do meio ambiente e combate à pobreza nos centros urbanos. Se formos capazes de promover cidades sustentáveis, podemos ter a chave para as soluções de muitos dos desafios mundiais. As cidades sustentáveis podem liderar a promoção de uma economia verde, melhorando a eficiência no uso da energia, da água e nos sistemas de resíduos, como resposta aos desafios do seu grande crescimento. Para isso, é preciso uma ação concertada entre todos os que habitam a cidade – cidadãos, comunidades, organizações governamentais, organizações não governamentais, empresas…
Gerir áreas urbanas é um dos desafios mais importantes do século XXI. O sucesso ou fracasso na construção sustentável das cidades vai ser o principal factor de sucesso do desenvolvimento mundial.
Trocado por miúdos
Uma cidade é um local onde vive um grande número de pessoas, formada por muitas casas e prédios, mas também por estradas, escolas, hospitais, teatros, cinemas, jardins, transportes públicos…
Hoje em dia metade da população mundial vive em cidades, o que cria vários problemas porque é preciso gerir os recursos e as necessidades de todas estas pessoas que estão a viver num espaço limitado. Alguns destes problemas são a grande acumulação de lixo, muita poluição do ar, a falta de transportes públicos, a dificuldade para encontrar uma casa que as pessoas consigam pagar. Quando as cidades crescem muito depressa nem sempre se conseguem criar boas condições para todos os habitantes. Ou seja, podem não existir escolas, hospitais, jardins e até mesmo uma rede de água e saneamento suficientes para todos. Quando há pessoas que não têm acesso à educação, à saúde, à habitação ou a tudo aquilo que é necessário para viver com dignidade, criam-se desigualdades entre as pessoas e situações de exclusão social.
É preciso transformar-se as áreas urbanas em cidades sustentáveis, ou seja, espaços que incluem as pessoas, oferecendo as condições necessárias para uma boa vida, e que respeitam o ambiente, protegendo os recursos necessários às gerações futuras.
Sabias que...
• Tóquio é a maior cidade do Mundo em termos populacionais com 38 milhões de habitantes?Portugal tem 10 milhões de habitantes!
• Em Malmö, na Suécia, mais de 70% do lixo recolhido é reciclado e os resíduos orgânicos são reaproveitados para a produção de biocombustíveis que, juntamente com a energia hidroelétrica, solar e eólica, abastecem a 100% a cidade?
• As cidades ocupam apenas 3% da superfície terrestre, mas representam 60% a 80% do consumo de energia e 75% das emissões de carbono de todo o mundo?
• 828 milhões de pessoas vivem em bairros de lata, e que o número continua a aumentar?
Passar à ação...
• Faz uma horta urbana em casa! O desenvolvimento de hortas urbanas e da prática agrícola nas cidades é cada vez mais comum – PDF
• Substitui o carro sempre que possível, por transportes públicos, bicicleta ou até mesmo andar a pé quando as distâncias são curtas.
• Usa sempre um saco reciclável quando vais às compras.
Para saber mais...
Vídeos