Biodiversidade
PLANETA
PLANETA
Biodiversidade
Biodiversidade é o conjunto das diferentes formas de vida na terra - a variedade de seres vivos do meio terrestre, marinho e de outros ecossistemas aquáticos incluindo os complexos ecológicos de que esses organismos fazem parte. O conceito de biodiversidade engloba a diversidade genética, a diversidade de espécies e a diversidade de ecossistemas numa determinada área.
Adaptado de: Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade (DGE)
A biodiversidade é fundamental para a vida na Terra, sendo o suporte do ambiente em que vivemos e do qual dependem as nossas vidas e as de outros seres vivos. Mas estamos a viver uma Era sem precedentes em termos de ameaça à biodiversidade, com graves reduções e perdas que afetam numerosas espécies e diferentes tipos de habitats – mais de 25.000 espécies de plantas e animais correm o risco de extinção iminente num futuro próximo. Portugal tem um total de 399 espécies ameaçadas -destas, 101 são plantas.
As ameaças à biodiversidade estão associadas aos atuais padrões de produção e consumo, como:
• a utilização crescente e a sobreexploração dos recursos – consumimos mais recursos do que o que planeta consegue produzir;
• a destruição e a degradação dos habitats;
• a poluição;
• a introdução de espécies exóticas;
• a selecção artificial de plantas e animais;
• as alterações climáticas.
É estimado que hoje em dia, as espécies se estejam a extinguir cerca de 100 a 1000 vezes mais rapidamente do que o que era esperado para a taxa natural de extinção. Este é um fenómeno global, que tem mobilizado a comunidade internacional. Na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada em 1992, foi lançado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) a Convenção sobre a Diversidade Biológica, que entrou em vigor em 1993. Posteriormente a ONU lançou a Década das Nações Unidas para a Biodiversidade 2011-2020 com o objetivo de promover a biodiversidade em diferentes níveis, encorajando os governos a desenvolver, implementar e comunicar os resultados das estratégias nacionais. Acompanhando esta mobilização, a União Europeia, em 2011, adotava a Estratégia de Biodiversidade da UE para 2020. Em Portugal está atualmente em vigor a Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade para 2030. No quadro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a conservação da biodiversidade é defendida no ODS 14 “Proteger a Vida Marinha” e 15 “Proteger a Vida Terrestre”.
Trocado por miúdos
Os seres humanos, como outras espécies de animais, dependem da natureza em toda a sua diversidade para sobreviver. Precisamos de ecossistemas saudáveis e produtivos para responder às nossas necessidades básicas, como por exemplo, obter alimentos, roupas, medicamentos e energia. Mas há plantas e animais a desaparecer… para sempre.
A nossa forma de viver exige cada vez mais água, mais alimentos, mais energia… e com o nosso estilo de vida estamos a gastar os recursos do planeta e a poluir o meio ambiente. O consumo e a destruição dos recursos naturais – como por exemplo, a desflorestação ou a poluição dos oceanos – fazem desaparecer plantas e os animais que se alimentam dessas plantas, afetando todo o modo de funcionamento da natureza, e colocando em risco a própria vida humana.
Passar à ação...
• Promove a biodiversidade… na tua mesa e no teu prato! Escolhe alimentos da época e produzidos localmente, assim também reduzes o consumo de energia associado ao transporte, além de preservares a biodiversidade.
• Evita o uso de pesticidas, optando por produtos biológicos.
• Sabe mais sobre preservação da biodiversidade em JUNTO À TERRA
Para saber mais...
Vídeos